empresa > arquivo de noticias > Empreendedorismo: O caminho da web
Empreendedorismo: O caminho da web
Publicado em 27/07/2010
A internet é o caminho mais viável (e com o futuro mais garantido) para quem dispõe de uma ideia de negócio na cabeça, poucos recursos financeiros e muita vontade de ser seu próprio chefe. Essa percepção ficou bem clara para mim depois de ter voltado da entrevista com os fundadores do Buscapé, o site de comparação de preços fundado em 1999 por quatro estudantes universitários (veja link para entrevista abaixo). Seus fundadores são jovens que apostaram numa ideia e desembolsaram 300 reais para colocá-la de pé. Dez anos se passaram e depois de muito esforço, eles construíram um baita negócio que tornou a vida do consumidor mais fácil, na medida em que permite às pessoas, facilmente, comparar preços e fazer a melhor opção de compra. No final de setembro, o Buscapé foi comprado (91% da empresa) por 600 milhões de reais pelo grupo sul-africano Naspers. Seus fundadores, no entanto, continuam tocando o negócio a todo vapor.
Desde então, tenho pesquisado outras empresas que tem o mesmo perfil do Buscapé. E outro dia me deparei com a história da NetShoes, uma loja virtual especializada na venda de artigos esportivos. A NetShoes foi fundada em 2000 com um investimento inicial de 70 mil reais. Atualmente, a empresa fatura 98 milhões de reais (2008). Seus sócios também são jovens que viram na web a possibilidade de prosperar sendo dono do próprio negócio. Desde a sua fundação, há nove anos, o NetShoes vem aperfeiçoando sua interface com o cliente, visando a facilitar a vida de quem compra. O índice de devolução de produtos é de apenas 4%. Por trás dessa operação há uma série de profissionais que tomam conta para quem tudo rode perfeitamente. No NetShoes, uma área crítica é a de análise de risco e de crédito, fundamental para garantir que as compras tenham baixo índice de inadimplência. A exemplo do Buscapé, que foi comprado por uma grande investidor estrangeiro, têm muito peixe gringo graúdo de olho no trabalho feito por Márcio Kumruian, de 36 anos, (sócio e diretor de operações) e seus colegas do NetShoes.
Histórias como as do Buscapé e a do NetShoes tendem a se repetir com uma frequência cada vez maior no Brasil. Os motivo para isso estão no início do post: a internet é o caminho mais viável (e com o futuro mais garantido) para quem dispõe de uma ideia de negócio na cabeça e poucos recursos financeiros. Acredite, hoje em dia talvez seja mais fácil arranjar financiadores para um projeto de empresa virtual do que para uma empresa nos moldes pré-web.
fonte: Conversa de Corredor - Você S/A
