Google vai investir em satélites que espalharão Wi-Fi

O Wall Street Journal divulgou que o Google esta planejando investir mais de 1 bilhão de dólares numa frota de satélites que fornecerão acesso a internet em partes do mundo que ainda não possuem conexão.

O Google usará 180 “pequenos satélites de alta capacidade”, que orbitarão em torno do planeta, em baixa altitude. A equipe será liderada por Greg Wyler, que criou a startup O3b Networks Ltda., e o Google está recrutando engenheiros de empresas que trabalham com satélites, como a Space Systems/Loral LCC, afirma o jornal.

Segundo a reportagem, Wyler está liderando um time que possui “entre 10 e 20 pessoas” e tem se reportado diretamente a Larry Page. O projeto tem como objetivo oferecer internet para áreas do planeta que tem pouco ou nenhum acesso a internet e o custo é estimado entre 1 e 3 bilhões de dólares. O jornal também afirma que numa fase posterior, “o número de satélites poderá dobrar”.

Fora esses detalhes técnicos, ainda não foram divulgadas muitas informações sobre o projeto, mas devemos nos lembrar de que esse não é o único projeto do Google que fará com que a internet venha do céu: a gigante da internet também está fazendo testes com balões com sinal de rede e, além disso, comprou uma empresa de drones com o objetivo de cobrir o planeta com sinal de Wi-Fi.

Embora as primeiras tentativas de espalhar a internet via satélite pelo mundo não tenham tido sucesso, é bom pontuar que o maior problema era a escalada de custos. Mas agora o Google está trabalhando em três projetos de alto nível que usam aparelhos aéreos para conectar o mundo e o preço claramente não é um problema para a companhia de Larry Page.

Por quê? Bom, além do óbvio — o Google é podre de rico —, disponibilizar internet para locais que ainda não são conectados com certeza vai contribuir para abrir uma vastidão de novos mercados e o Google claramente quer que seus produtos e serviços sejam a primeira opção para todas as pessoas do mundo.



Publicações Relacionadas

 
contato@visoart.com